Banner Blog

Conheça mais sobre a Uva Cabernet Sauvignon

A Cabernet Sauvignon, é hoje o ícone das uvas viníferas, uma das mais consumidas mundialmente, está presente em boa parte de blends e produzida massivamente em todo o planeta.

Perfeita para harmonizar com carnes, é uma das prediletas da região sul do país, devido o consumo típico do churrasco.

Você pode encontrar desde varietais jovens e frutados até os mais tânicos e potentes para vinho de guarda.

  • História: Mas afinal, qual a origem dessa uva?

No ano de 1997, dois pesquisadores da Universidade de Davis, Califórnia, chamados Carole Meredith e John Bowers, descobriram que a Cabernet Sauvignon se tratava de um cruzamento das uvas Cabernet Franc e Sauvignon Blanc.

Apesar da descoberta ser recente, estima-se que sua vinificação ocorre desde o século 17, porém com outros nomes, como Petit Cabernet, Petit Vidure e Vidure. Os primeiros registros com o nome Cabernet Sauvignon datam de cerca de 1850, quando começou a ser misturada a outras uvas no famoso blend de Bordeaux, na França. Durante o final do século 19, a Europa foi atacada pela filoxera, praga causada por um tipo de pulgão amarelo que ataca as raízes das videiras. Isso obrigou muitos produtores a deixar o Velho Mundo e se aventurar em nas Américas e na Oceania.

Por sua fácil adaptabilidade a outros terroirs, a uva Cabernet Sauvignon acabou se destacando e ampliando sua influência pelo mundo. Entre os principais produtores mundiais da atualidade estão França, Chile, Estados Unidos, Austrália, Espanha, China, Argentina, Itália, África do Sul e Brasil.

  • Dicas de harmonizações:

Como acompanhamento, os vinhos da uva Cabernet Sauvignon são muito versáteis e conseguem harmonizar com diversos tipos de pratos.

Uma das combinações mais comuns são as carnes vermelhas grelhadas, especialmente cortes bovinos, como contrafilé e filé mignon, ou até carnes suínas, de cordeiro ou de caça.

Também podem harmonizar com atum grelhado, vegetais, como brócolis e tomate, e até mesmo com chocolate amargo.

  • Dicas de rótulos:

E que tal conhecer as opções que têm em nossas adegas? Sugerimos alguns rótulos importados, como o: Vinho Cordeiro Con Piel de lobo Cabernet Sauvignon, Vinho Tonel 14 Cabernet Sauvignon, Vinho Perez Cruz Pircas, Vinho Doña Dominga Cabernet Sauvignon, e dois bleds com a uva no Vinho Balduzzi B e o Vinho Malesan.

Caso queira comprar algum rótulo agora, clique aqui.

#bebacommoderação